; ;
Buscar
pt en
PT EN

Luan Del Savio

Luan Del Savio (1989) é designer, formado em desenho industrial e especialista em engenharia de produção.
Observando a confluência das áreas na otimização de produtos que reverenciam a expressão máxima da forma e da função que inicia seus trabalhos com peças de mobiliário. Sua obra é contemporânea: aliar o emocional criativo com a racionalidade da produção soma cumplicidade única a cada desenho. Ao mesmo tempo que se enchem de alma, o aproveitamento de recursos e o pensamento inventivo contemplam com igual importância a sustentabilidade. Traço leve, moderno e desenho limpo caracterizam as formas retratadas. A singularidade brasileira chega nas curvas, no gingado que as veias da madeira natural estampam. Madeira e aço são, a propósito, os protagonistas, um jogo entre vida e resistência na metáfora de materiais que se dobram, se curvam e se rendem à energia daquilo que o desenho virá a ser.
Del Savio acredita que o móvel precisa causar algum tipo de emoção ao usuário, por isso funcionalidade e elegância se vestem de pureza e simplicidade, abrindo interpretações para projetos plurais.

Entrevista

1) Quando olhamos as suas peças, o que vemos em cada uma delas? Qual a sua principal característica como designer? 
Busco pela simplicidade das formas, transformando os materiais para que se traduzam em peças que perdurem ao passar do tempo. 
Neste sentido, minha característica e objetivo como designer é tentar enxergar e interpretar a conexão entre produto e pessoas.

2) Quais são as suas principais inspirações ao iniciar um novo projeto? 
Deixo minha mente livre o máximo possível para que não haja interferências na hora de criar, naturalmente as memórias afetivas presentes na psicologia cognitiva das formas tem um peso importante, nas quais muitas vezes acaba guiando os traços na contemplação de novos produtos.

3) Num projeto, qual fase mais lhe encanta? 
O começo sem dúvidas é a fase mais encantadora, pois a liberdade de criação do desenho a mão abre uma infinidade de possibilidades. Posso dizer que o final também tem um peso muito importante, pois é neste estágio que estampamos as características que irão forjar a identidade do objeto para sempre.
 
4) Para você, quais os principais diferenciais do design brasileiro?
Fica nítida a representação do design brasileiro através da diversidade de matérias primas encontradas aqui, bem como contextos memoráveis de cada região, rico em histórias e cultura. 
 
5) A Salva utiliza em seus produtos uma das matérias-primas mais nobres, duráveis e atemporais: o couro. Conte um pouco sobre como é trabalhar aplicando este material em suas peças. 
Vejo o couro como um elemento a ser lapidado em uma peça. Tornar este artefato que é utilizado a milhares de anos em um item contemporâneo requer em primeiro lugar respeito pelo material, havendo de envolver-se diretamente com sua nobreza e esbeltez. 

6) Uma vida com mais design é...
A premissa do design é resolver problemas, enxergar soluções, sejam elas projetais, estéticas, funcionais ou ergonômicas. O design nos cerca diariamente, é fator de mudança a cada segundo, dita tendências, facilita nossas vidas e emite demandas. Para mim é um meio na qual eu posso comunicar minha visão de mundo, contando histórias, expondo as minhas características e imprimindo uma identidade.