Buscar
pt en
PT EN

Studio Colnaghi

Somos um estúdio de arquitetura gaúcho com atuação multidisciplinar em projetos que percorrem diversas escalas da Arquitetura com acompanhamento técnico na execução dos mesmos.

A equipe é composta por jovens arquitetas admiradoras do movimento modernista brasileiro. Com a produção de projetos de arquitetura, visam sempre o compromisso de alcançar os desejos e expectativas dos clientes. Valorizam a simplicidade formal, linhas puras e atenção aos detalhes e acabamentos com grande adoração por elementos e materiais naturais.

O Studio conta com uma equipe para elaboração de projetos complementares, aprovação nos órgãos competentes e supervisão de execução de obra. A presença constante em projetos e obras de diferentes escalas, contribui para o repertório, visão técnica e detalhista, onde se busca constantemente a atualização no uso de materiais e técnicas construtivas e coerência nas propostas de orçamento.

Está na essência do Studio a busca por uma arquitetura que faça a diferença da vida das pessoas. Uma arquitetura viva que deve ser contemplada, que gere aconchego e tenha foco no propósito de seus usuários.

Entrevista

1) Quando estão pensando em algum projeto, qual a principal característica de um mobiliário solto que levam em consideração? 

O mobiliário é um item de projeto que garante personalidade ao projeto. A linguagem compõe, ou em alguns casos, contrapõe com os demais elementos. Além disso, é no mobiliário solto que possibilitamos a versatilidade do uso dos ambientes, pois as peças podem ser facilmente articuladas de diferentes formas. A escolha da materialidade desses itens é um fator essencial ao projeto, pois contribui pelas diferentes experiências táteis, bem como visuais. 

2) Como foi pra vocês cocriar junto à Salva e pensar em um produto totalmente modular?

O sofá é um relevante protagonista do estar de qualquer residência. E por assim sê-lo, espera-se que articule com a diversidade de uso desse espaço. Esse elemento é versátil, confortável, imponente, presente e autêntico. O resultado é um produto modular, componível de diversas maneiras, cujo processo de desenvolvimento reflete isso. Detalhes que podem ser aplicados de diferentes formas, bem como modulações que atendem diversas necessidades e especificidades de uso de cada estar. 

3) Couro x Arquitetura: como vocês veem essa relação?

O couro na arquitetura é a contribuição da sofisticação, pois visualiza-se na manufatura desse item a riqueza de detalhes. Esse material transmuta em versões que atendem usos variados da mesma peça, o que permite que uma mesma peça se transforme totalmente.

4) Conte mais sobre o projeto Línea. 

Linea surge do entendimento da racionalização do sofá como essencial ao estar. Porém, por definido como racional, não tem pretensão de ser óbvio. Modular, com formatações inúmeras de chaise, canto, puff, se eleva do piso por um detalhe em sua base. O contraponto da volumetria robusta do estofado com a contemporaneidade do mobiliário brasileiro. Como detalhistas que somos, cada parte do Linea é concebida para ser apreciada. Na parte posterior, o detalhe da costura, permite que o sofá seja inserido em qualquer posição em um layout integrado. Além disso, as possibilidades de composição com módulos de puff trazem um rompimento de monotonia ao item mais longilíneo do estar. 

5) O Linea tem uma característica muito importante, que vai além de ser apenas um mobiliário: ele também é uma peça com sentimento, criada para compor a casa de uma das arquitetas do Studio, a Ana Colnaghi. Quais foram as ideias e inspirações que levaram a criação do produto? 

Como já mencionado, entender essa peça como um protagonista do estar é essencial. E por pertencer a um espaço integrado, fluido e sem delimitações espaciais, como o ambiente social, precisa acomodar a recepção, o relaxamento, o intimismo. Pelo seu uso, busca-se soluções cujas modulações atendam esses momentos.

Produtos de Studio Colnaghi